Décima Sexta Semana


Engraçado como todo mundo que nunca esteve grávida assume todas as mudanças que você está passando estão localizadas em seu útero. Ninguém menciona o nariz entupido, coceira na pele, a ciática, os surtos de emoção. Mas basta lembrar que todas as coisas amedrontosas que seu corpo está fazendo vão te dar uma grande recompensa em apenas alguns meses.

Seu corpo
Não, você não tem nenhum superpoder, embora você vai sentir como se tivesse, porque você agora consegue sentir o cheiro da pizza, alimentos queimados ou de um sanduíche à quilômetros de distância. Seu aumento da sensação de odor não é o único novo truque que seu nariz está fazendo. Você está percebendo, provavelmente, congestão nasal e talvez até mesmo algumas hemorragias nasais.

É evidente que o seu olfato está no piloto automático, então tente evitar passar por perto de churrascarias, McDonalds, Burger King, …, enfim, tente evitar alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.

Embora a congestão nasal relacionada com a gravidez é chata, não deve causar nenhum problema e desaparece depois de o bebê nascer. Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Se você está recebendo uma série de hemorragias nasais, pode ser uma indicação de pressão arterial elevada, é aconselhado você entrar em contato com seu médico para averiguar.

Chega de falar do seu nariz. Vamos falar sobre sua crescente mama. Seus seios podem ainda estarem sensíveis, especialmente seus mamilos, e eles estão continuando a crescer, crescer e crescer. Apertando um pouco pode até sair um pouco de colostro (ricos nutrientes e anti-corpos), isso é claro se você conseguir tocar seus mamilos sem sentir muita dor, é claro.

Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir uma certa dor no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 – 18 semanas, sendo esta semana a mais indicada. Além de fornecer uma carrada de informações ao médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese também é mais de 99% preciso em determinar qual o sexo do bebê. Nesta semana de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. A medição dos valores de alfa-fetoproteína no sangue de uma mulher grávida constitui um teste de detecção preventiva, porque um valor elevado indica uma maior probabilidade de espinha bífida, de anencefalia ou outras anomalias. Por outro lado, valores elevados podem também indicar que a duração da gravidez foi mal calculada quando se colheu o sangue, que existe mais do que um feto, que é provável um aborto (ameaça de aborto) ou que o feto morreu. Sei que é triste até pensar nisto, mas queremos previnir.

Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.

Seu bebê

Sabe aquela câmera digital? Seria mais útil agora se pudesse tirar foto dentro do seu útero, o seu bebê está praticando todos os tipos de expressões faciais, tais como meio sorriso, bocejo e caretas, que ele usará muito quando você introduzir a ele purê de espinafre.

Agora que você está começando a se acostumar com a idéia de ser mãe, mas na verdade você pode já estar no caminho para ser uma avó. Se o seu bebê for uma menina, o útero dela está totalmente desenvolvido e os ovários já dispõe de células somáticas primitivas. Espero que isso não te faça sentir muito velha.
A pele do seu bebê ainda é translúcida e enrugarinha, bem semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa). Se você pudesse ver no seu interior neste momento, você conseguiria ver todas as veias sob a pele do bebê. E falando de veias, o coração do seu bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os seus olhos estão em seu destino final, na frente e não para os lados.
As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.
Esta é a semana mulheres obter uma amniocentese, recomenda-se a sua doc. Além de fornecer uma carrada de informações ao médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese também é mais de 99% preciso em determinar qual o sexo do bebê. Portanto, se você quiser saber e você está recebendo uma amnio, agora é um grande momento para saber ao certo.
Dependendo de sua sensibilidade, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. E ele vai estar pesando 85g aproximadamente.

Sua vida
A esta altura você já compreendeu que após o seu bebê chegar haverão muitos ajustes … e estas mudanças não serão só relacionadas a você, mamãe. Sua família, amigos e filhos mais velhos (se tiver algum) também serão afetados.

O que você está pensando…
“Eu – Tenho – Somente – Mais – Cinco – Meses – Até – Tudo – Mudar!!!”

Faz bem comer…
Abacate: Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico – 110g contém cerca de 200 calorias. Também é bom saber que tem efeitos benéficos no couro cabeludo e pele. Suavemente laxativo.

Abacaxi: É rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.

O que evitar comer:

Evite ao máximo o consumo de frituras, nunca ultrapasse a 1 vez por semana;
Não utilize gordura hidrogenada, a chamada gordura TRANS, pois são as mais prejudiciais à saúde do seu coração. Ela está contida na maioria dos produtos industrializados, como bolos, biscoitos, margarina e doces comercializados;

Evite o açúcar branco. Quando tiver vontade de comer doce, prefira frutas ou gelatina diet;

É bom saber…
Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. No entanto tem maior valor nutritivo que o próprio leite e transmite ao bebê anticorpos da mãe, protegendo-o contra algumas doenças. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros . O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto.

É importante ainda ressaltar que o colostro não passa para o recém-nato todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. Contudo, ele é muito importante, visto que é por meio dele que o recém-nato recebe imunidade para algumas doenças parasitas que podem vir a atacá-lo nos seus primeiros dias de vida, como a tuberculose, sarampo, dentre outras. Faz-se muitas vezes necessário um suplemento nutricional, durante este período, porém a prescrição fica a critério do médico pediatra.

Cuidados com os seios
Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.

Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amentar, que algumas mães reclamam, está relacionada a maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

Futuro papai
Já comentamos esse assunto com a mamãe, mas o mais indicado a lidar com essa tarefa é o pai. Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, que Deus os guarde, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s