Vigésima Segunda Semana

Se a sua lista de coisas para fazer para o bebê parece estar ficando mais longa conforme você vai ficando maior, não se estresse. Combine com seu marido e um dia ou uma noite por semana, vocês devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebê. Que tal assistir uma peça de teatro e depois sair para jantar? (Eu e o Juninho estamos tentando ter momentos assim, mas a Bruna está hiper presente em nossas vidas e detalhe, é com muita alegria que ambos falamos dela. Ela é nosso assunto favorito, assim para que deixá-la de lado. Mas, a mamãe tem dado muita atenção e carinho ao papai, pois a Bruna vai ter os momentos dela quando nascer).

SEU CORPO

Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e hamburguers, enfim duplicar a sua ingestão calórica. Em vez disso, uma mulher grávida deve ingerir em média 300 calorias extras por dia. Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque ele está correlacionado com o peso da mulher antes da gravidez, o ganho de peso, período da gestação e a atividade física. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs) é necessário um adicional de 300Kcal no período da gestação, em especial no segundo e terceiro trimestre. Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes refeições. Certifique-se a manter um estoque de biscoitos, crackers, pudins e barras de cereais, de modo que você sempre tenha alguma coisa para mastigar ao longo do dia. Não supra a fome de seus colegas de trabalho (ou do seu parceiro), supra a sua fome. Fique atenta para não ficar anêmica. Com certeza o seu médico vai estar prestando atenção e, se preciso, você receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez. (Nessa semana não estou conseguindo almoçar, tenho comido muitas frutas, o almoço e jantar está pesando demais o estômago, já com as frutas me sinto saciada e bem).

O seu útero deve estar 2cm acima do seu umbigo. E, juntamente com o seu útero você poderá notar que outras partes do seu corpo também estão aumentando suas proporções. Por exemplo, seus tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia. Ao sentar-se, lembre-se de elevar suas pernas para melhorar a circulação até os pés. De alguma forma é divertido estar grávida agora, você se sente bem e sua gravidez é facilmente notada. (É domingo fiquei com as mãos inchadas, e tentei tirar a alinaça e não consegui. Pronto, todos disseram que eu ia ter que cortar a minha aliança, FALA SÉRIO!!! De jeito nenhum… Esperei alguns dias, e durante o banho consegui retirá-la, agora ela está na correntinha, pendurada no pescoço, pelo menos não foi preciso cortar minha aliança). 

SEU BEBÊ

As mãos do seu mini têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Seu bebê está testando suas novas habilidades tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical. Outros desenvolvimentos interessantes: Você já está criando um pequeno Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos (então carregue ele de Omega 3)! O cabelo do seu bebê agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que irá ficar (vermelho, loiro, preto,…). Neste momento o bebê ainda não tem pigmento no cabelo. O seu bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se você podesse ver no seu interior, você poderia ver seu bebê colocando a língua para fora para saborear e depois fazendo careta. O líquido amnótico não deve ser nada gostoso. Suas unhas agora estão crescidas e cobrem toda a região destinada para elas nos dedos. Seus cílios e sombrancelhas estão também finalizados. O bebê tem uma aparência muito magra mas bem desenvolvida. A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso do bebê é agora de aproximadamente 430 gramas.

SUA VIDA

Você já parou para pensar no nome que dará ao seu bebê? Já pensou também que este nome o acompanhará para sempre? Já pensou em quantas vezes ao dia, você, os familiares, professores e coleguinhas de escola irão pronunciar o nome dele? Sabe porque coloquei aqui estas perguntas? Porque o nome é importantíssimo, o nome de uma criança tem de ser sonoro, bom de se ouvir, e principalmente que não venha a causar dissabores a ela, no decorrer da vida. Pode parecer absurdo isto que estou falando aqui, mas há certos nomes que além de serem horríveis de se pronunciar, também o são de ouvir, e sendo assim, imagine como será a vida de seu filho ou filha na escola; caso ele carregue um nome um pouco esquisito!!!! Sugiro que antes da escolha vocês visitem um site interessante que traz muitas sugestões, juntamente com o significado do nome. Curiosidade Cada casal britânico gasta em média 45 horas tentando encontrar o nome ideal para o seu filho. O principal motivo dessa demora é a crença de que a escolha certa é crucial para que a criança vingue na vida. (Gente, cada vez que a conversa seguia para a escolhas de nomes, era atrito na certa, o Juninho sugeria um, eu queria outro, nossa só dava problema. Até que um dia eu resolvi minimizar em 50% esses atritos, e combinamos de falarmos sobre nome somente depois que soubessemos se era menino ou menina.  Mas não adiantou nada, virava e mexia estavamos nós dois escolhando nomes. Bem, aí eu fiz uma longa lista de nomes de meninas e meninos que me agradavam. Minha idéia era, quando soubessemos o sexo do bebê, eu mostraria a lista para o Juninho, e ele poderia escolher qualquer nome da lista… Certo dia, o Juninho sugeriu BRUNA, e eu lembrei que Bruna estava na minha lista, nossa aceitei na hora, e começamos Bruna para cá… Bruna prá lá… E meus sobrinhos aderiram a Bruna, e a minha preocupação passou a ser outra, e se fosse um menino??? Aí optamos por Guilherme, mas não adiantou nada, a Bruna reinava nas conversas, e eu sempre tentava incluir o  Guilherme … Bem, até que com o ultrassom, confirmamos que a BRUNA está chegando. Mas tarefa complicada essa de escolher nome… é uma tremenda responsabilidade).

FAZ BEM COMER

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais de frutas, suco de laranja é sempre bem vindo. Não contém muitas calorias como refrigerantes e só faz bem, especialmente se estiver muito quente em sua cidade.

É BOM SABER

Só para lembrar, agora que sua barriga está maiorzinha, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança esteja em cima de sua barriga. O cinto de segurança pode e deve ser usado durante toda a gravidez. Coloque-o de forma que este esteja em volta de sua barriga e nunca em cima.

FUTURO PAPAI

Alguns casais não têm dificuldade em concordar com o nome do bebê. Outros travam a 3ª guerra mundial. Procure em uma lista de nomes algumas idéias para o nome do seu bebê. Pegue na lista dez nomes que mais gosta. Peça à mamãe para fazer o mesmo. Se você ainda não sabe o sexo, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes nas duas listas que vocês realmente odeiam. Se nenhum dos nomes que sobreviveram a essa brincadeira servem, paciência… Tentem novamente ou visitem “sites” de nomes para bebes, na Web, existem vários. (Problema resolvido!!!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s